17. SALVE RAINHA, ORAÇÃO DA ESPERANÇA
SALVE RAINHA
Salve Rainha, Mãe de Misericórdia
vida, doçura, esperança nossa, salve.
A Vós bradamos os degredados filhos de Eva.
A Vós suspiramos, gemendo e chorando
neste vale de lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos
misericordiosos a nós volvei.
E, depois deste desterro, mostrai-nos Jesus,
bendito fruto do vosso ventre.
Ó, clemente, ó piedosa, ó doce sempre
Virgem Maria.
Rogai por nós santa Mãe de Deus,
para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém.
<><><><>
SALVE RAINHA - Em latim: SALVE REGINA
Oração da Esperança
"Assim como no céu há muitas moradas, assim existem muitos caminhos que levam até Ia." Santa Teresa dÁvlla.
Duas mulheres em tempos diferentes da peregrinação humana na Terra, foram capazes cada uma a seu tempo, mudar a nossa trajetória: Eva e Maria.
EVA: mulher virgem, imaculada (o pecado ainda não tinha entrado no mundo), noiva de Adão, recebe a visita de um "anjo" disfarçado de serpente, cujo nome era Satã. Ela obedeceu ao anjo e desobedeceu a Deus e com isso, entrou no mundo a perdição.
MARIA: muitos séculos depois, outra Mulher Virgem, Imaculada, Noiva (de José), recebe a visita de um Anjo de nome Gabriel, vindo da parte de Deus que lhe faz um convite. Maria aceita o convite de Deus e por ela a Salvação entrou no mundo.
A Oração da "Salve Rainha", foi composta por volta de 1050, pelo Monge Hermannus Contractus e quase 100 anos depois, São Bernardo, chamado "cantor da Virgem Maria", se apresentava cantando esta oração numa Catedral, quando, ao final do canto, depois de um longo silêncio, como saindo de um êxtase, gritou a seguinte frase: "Ó Clemente, ó Piedosa, Doce e sempre Virgem Maria". Daí em diante passou a fazer parte da oração.
SALVE RAINHA: Nossa Senhora foi Coroada Rainha do Céu. O Papa Pio XII, na encíclica " Ad Caeli Reginam" (Rainha do Céu), de 11 de outubro de 1954, recebe o título de Rainha do Céu, porque seu filho Jesus é o Rei de Israel e o Rei do Universo. Essa crença é professada desde os primeiros séculos da era Cristã.
MÃE DE MISERICÓRDIA: Nossa Senhora se compadece de todas as nossas misérias.
VIDA: Toda mãe é Vida.
DOÇURA: Experimentar um alimento doce é um alivio. Maria é esse alivio.
ESPERANÇA NOSSA SALVE: na parte que diz: "a Vós bradamos os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando nesse vale de lágrimas". Degredado significa exilado, tirado de sua terra natal, e vale de lágrimas é no que se transformou o nosso mundo.
ÉlA, POIS, ADVOGADA NOSSA, ESSES VOSSOS OLHOS MISERICORDIOSOS A NÓS VOLVEI: Aqui, como aquela criança que chora no berço, confiando plenamente na Mãe, pedimos a Maria que seja nossa mediadora.
E DEPOIS DESTE DESTERRO, MOSTRAI-NOS JESUS, BENDITO FRUTO DO VOSSO VENTRE: desterro significa exílio e aqui a consciência de que não estamos na Nossa Pátria, no Nosso Mundo, no mundo perfeito. Maria, depois da nossa jornada irá nos mostrar Jesus, que é nossa felicidade.
Ó CLEMENTE, Ó PIEDOSA, Ó DOCE SEMPRE VIRGEM MARIA: A bondade e a piedade de Maria, nos colocarão, no Reino do Cristo.
ROGAI POR NÓS SANTA MÃE DE DEUS, PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DAS PROMESSAS DE CRISTO.
AMÉM Amem!
Fontes: Glorias de Maria - Santo Afonso de Ligório - Os Grandes Santos - Escritos do Padre Paulo Ricardo -
Canção Nova. SP. 25.09.2016
<><><><><><>
Comentários
Postar um comentário