3. PADRE: UMA PROFISSÃO DE FÉ





PADRE:  UMA PROFISSÃO DE FÉ

Homem abandona tudo para cuidar dos problemas dos outros.   Abandona família para viver com os irmãos que a vida lhe der. Deixa sua mãe saudosa  porque agora consolará outras mães pelos caminhos que trilhar. Despede-se dos irmãos de sangue, junta-se a outros irmãos na fé.
       
Não terá mais residência fixa. Onde for preciso, habitará por algum tempo, trabalhando para coordenar o serviço dos muitos irmãos de  fé que lhe confiarão. Por uns será perseguido, por outros protegido. Uns o acolherão, outros o rejeitarão. De  alguns receberá gratidão, de muitos, críticas.  Seguirá  sem   desanimo,  pois sua recompensa   será a vida eterna.
       
Dormirá pouco,   porque  a messe  que   escolheu é   muito    grande e é preciso ir em busca dos  trabalhadores. Estará em constante formação e jamais deixará de proclamar a Palavra Sagrada do Pai. Perdoará, em nome de Deus, muitos pecados e sofrerá com os descrentes. Acolherá, sem distinção, porque todos merecem uma nova oportunidade. Embora esteja sempre cercado de muita gente amiga, seu melhor bate-papo será quando se encontrar com Cristo em oração e então se poderá sentir a energia de sua alegria transparecer em sua fronte. Neste momento será feliz completamente, porque felicidade imensa ele sempre encontrará no serviço aos irmãos.

Este homem disponível para a propagação do Evangelho de Jesus entre os homens é o padre de nossa comunidade, de nossa paróquia. Tão perto de nós e tão desconhecido. Alguém já se interessou em saber como está o dia de seu pároco? Já parou para ouvir suas confissões e desabafos? Conhece seus gostos, seus desejos, compartilha de suas alegrias e tristezas, enfeita sua morada com flores e bibelôs, lhe presenteia com guloseimas, dá  ouvidos a seus conselhos, procura saber de suas necessidades, visita-o em sua doença?

Desde que Jesus confiou a São Pedro o cuidado e pastoreio do rebanho a Igreja sabe que a origem do ministério ordenado, também do padre, está no seguimento de Jesus e no seu chamado aos apóstolos, a quem confiou a missão de evangelizar. Ao padre - pai - compete ser sinal da unidade de todo o povo de Deus, contribuindo, pela caridade pastoral, para a edificação e o crescimento da comunidade, de forma que ela seja cada vez mais evangelizadora e missionária.

No dia do padre elevamos nossa ação de graças a Deus e expressar nos sacerdotes. Escolhidos  por Deus,   chamados por Jesus e enviados pelo Espírito Santo.

                                                                     Dom Anuar Battisti - Bispo Diocesano de Toledo      
 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2. TRÍDUO DE LOUVOR A SÃO VICENTE DE PAULO

MEMBROS DA SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO - AULA 16

4. EUCARISTIA - UM SINAL DE ESPERANÇA E UM SINAL DE AMOR