10. FINALIDADE DA VIDA
FINALIDADE DA VIDA
CRISTO, SANTIFICADOR
“Alegrai-vos de que os vossos nomes estão escritos no céu...” (Mt 10,20).
Meu amigo, minha amiga: o segredo da felicidade neste mundo e no outro, é ser tão santo, quanto possível. Um santo é uma pessoa que está sempre feliz nesta vida e que o será por toda a eternidade.
A santidade é uma meta que poderás seguramente atingir. Gozar de saúde, possuir riquezas, ser honrado, tudo isso poderá estar fora de teu alcance. Mas podes, confiantemente, esperar ser santo. Pede-o a mim e o receberás. Confia-te inteiramente a mim, sem reservas. Asseguro-te que será mais fácil ser um santo do que não o ser.
Tu desejas a felicidade. A felicidade reside na santidade. Não julgues que a santidade consiste em duas penitências, em cilícios, em disciplinas sangrentas, em transes e êxtases, em orações prolongadas, em vigílias e jejuns.
Deixa-me ensinar-te, à minha própria maneira, deixa-me instruir-te no ABC da santidade.
Algumas almas tocadas de minhas consolações, procuram, correr muito depressa. Procuram quase matar-se com penitências e jejuns. Querem pegar mais do que podem carregar. Ansiosas de adiantamento espiritual, vivem continuamente comparando o que fazem com “o pouco” que os outros fazem.
Querem rezar mais do que todos, gozar de mais influência Junto de mim, converter mais almas do que meus grandes santos.
Avançam um pouco na santidade e se julgam perfeitas. Impedem o seu progresso, as vezes até regridem, porque se recusam a deixar-se moldar, por mim, à minha maneira.
Sê diferente, eu te peço.
Não deixes que o orgulho espiritual lance raízes no teu coração. Não tenhas ciúmes dos que parecem mais “favorecidos”. Sê paciente. Entrega-te totalmente a mim, para que ajas como me agrada, em todas as coisas, todos os dias de tua vida, e eu te prometo derramar abundantes graças sobre ti.
Levar-te-ei a um amor firme, verdadeiro, desinteressado. Tirarei de ti o desejo de consolação, e farei com que fiques contente com tudo o que eu te mandar.
Farás penitência por amor de mim, mas ficarás sabendo que a penitência em si não é algo tão importante. Milhões de pessoas em todo o mundo passam mais privações na sua vida diária do que tu com todas as tuas penitências, porque milhões têm fome, insegurança, sofrem doenças incuráveis, vivem em clima de terror e privações sem conta. Entenderás que a santidade não consiste em penitência e sacrifício, mas na união comigo.
Então, decida-te... estou lhe aguardando.
Comentários
Postar um comentário