9. HARMONIA DO AMOR FRATERNO
HarMOnIa do Amor Fraterno
Nosso Deus é um deus da Harmonia. A própria trindade, em movimento uníssono, é tão harmônica entre si, que são Um. Presenteou a toda humanidade com uma bela natureza. O Jardim do Éden foi criado para todos os seres vivos viverem fartamente e em paz, e para a humanidade desfrutá-lo eternamente.
A harmonia, perdida pelas faltas dos homens e das mulheres ao plano original de Deus, leva a humanidade a esta eterna busca. Por isso nossos corações estão sempre angustiados, sempre insatisfeitos.
Nós só podemos experimentar um pouco desta harmonia perdida no Éden quando vivenciamos concretamente o amor fraterno. Através da doação integral de nós mesmos ao serviço aos irmãos e irmãs necessitadas. Não há outro meio.
São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac são dois irmãos nossos, que experimentaram profundamente esta harmonia de Deus ainda mesmo nesta nossa vida terrena. Agora estão na dimensão de Cristo. De lá abençoam esta comunidade de Dois Unidos, Passarinho e Alto da Esperança. Jesus, ao centro, olha sereno, seu olhar fraterno, sobre todos nós.
Como que a natureza, bela e colorida, se abre em três círculos e deixa antever a luz onde habitam, junto ao Cristo, os santos que inspiram nossa comunidade. Nos dois círculos menores, estão à direita S. Vicente e à esquerda S. Luísa a olhar para o Senhor, como a suplicar para que as preces feitas pela comunidade, sejam ouvidas e atendidas por Ele.
Os círculos se abrem no azul para referir-se à dimensão celeste, ainda irradiado pelo amarelo ouro que emana da claridade do espaço divino. Seguem-se as cores terrosas, explodindo em flores e frutos, como células da vida, que brotam em todo o universo. A faixa azul claro que envolve a terra, lembra a irmã água, fonte de vida e purificação, um bem precioso à toda humanidade, e ao redor dela várias camadas de cores e arabescos lembrando a própria pluralidade da vida com milhões de esferas como planetas e sóis, surgindo portada parte, renovando a Vida em plenitude.
A Harmonia de Deus mora no coração de cada ser humano, independente de sua idade, religião, sexo, raça ou classe social. A Harmonia de Deus é um dom que deve ser partilhado por todos, e tornada visível pelo amor fraterno. Servindo ao mais necessitado, estamos trazendo Deus para o meio de nós, não apenas de maneira simbólica, mas de maneira concreta, palpável e perene.
A Harmonia do Amor Fraterno é um dom de Deus e é bênção permanente para os seus filhos e filhas.
Comentários
Postar um comentário