8. O VALOR DA VIDA


O VALOR DA VIDA

A VIDA   Saber viver é uma arte, ou se aprende ou apanha. Ou não aprende e continua apanhando. Muitos morrem apanhando, mas não aprendem. A teimosia sempre prejudica.

LIBERDADE   A liberdade deve ser usada com responsabilidade. Fora disso é libertinagem. Muitos querem ser independentes, donos de si, mas sem responsabilidade. Isso leva a desafiar as autoridades e as leis. É o espírito de rebeldia, desobediência que atrai a punição. Surge o caos, a anarquia, a desordem e a violência.

O MÉRITO   O valor das coisas está no mérito ou merecimento. Fácil, vai o que fácil vem. Desta vida nada se leva de material.

VERDADE   A verdade é o espelho da realidade. É a ausência da falsidade, da mentira, da hipocrisia e não valoriza a aparência.

CORAGEM   A coragem é a ausência do medo. O medo é sempre negativo. A coragem é alimentada pela fé e pela esperança.

SIMPLICIDADE   A simplicidade ou modéstia: humildade é a ausência da arrogância ou orgulho. A soberba mantém a pessoa distante da realidade. O arrogante não é simpático.

REALIDADE   Real, autêntico. A coragem e humildade nos habilita a aceitar o fato de que somos mortais. Quem não teme admitir a realidade da própria morte, percebe que está vivo. Passa a dar valor à própria vida. Passa a cuidar da saúde. Preocupa-se em tornar melhor o próprio mundo em que vive.

2ª.REALIDADE   A coragem e humildade nos habilita a nos enfrentar frente a frente e a nos aceitar como somos na realidade. Temos uma natureza humana. Nossas falhas e imperfeições não são piores que a dos outros. Procure conhecer a si mesmo.

ALEGRIA DE VIVER   A alegria de viver não depende de ter, mas de ser. Ser sadio, ser feliz, ser humano, ser responsável. Ser discreto, ser modesto, ser seletivo, ser bem informado, ser atualizado, ser competente, ser honesto, ser de confiança, ser alegre, ser persistente, ser comunicativo e ser espiritualmente realizado.

CONVIVÊNCIA    Quem faz e deseja aos outros aquilo que quer e deseja para si mesmo, sabe semear e irá colher alegrias. A riqueza material ajuda, mas não traz felicidade. Sexo faz parte da vida, mas a vida não é só isso, é muito mais do que isso. Olhe ao seu redor e veja que precisa de tua ajuda. Estenda a mão aos mais necessitados. Sejas feliz.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2. TRÍDUO DE LOUVOR A SÃO VICENTE DE PAULO

MEMBROS DA SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO - AULA 16

4. EUCARISTIA - UM SINAL DE ESPERANÇA E UM SINAL DE AMOR